terça-feira, 2 de junho de 2009

TAXAS POPULACIONAIS DO BRASIL E SEUS EFEITOS








  • Distribuição populacional: A distribuição populacional no Brasil é bastante desigual, havendo concentração da população nas zonas litorâneas, especialmente do sudeste e da zona da mata nordestina. Outro núcleo importante é a regiao sul . As áreas menos povoadas situam-se no centro-oeste e no norte.




  • taxa de natalidade: Até recentemente, as taxas de natalidade no brasil foram elevadas, em patamar similar a de outros paises subdesenvolvidos. Contudo, houve sensível diminuição nos últimos anos, que pode ser explicada pelo aumento da população urbana — já que a natalidade é bem menor nas cidades, em conseqüência da progressiva integração da mulher no mercado de trabalho — e da difusão do controle de natalidade. Além disso, o custo social da manutenção e educação dos filhos é bastante elevado, sobretudo no meio urbano.

A HERANÇA CULTURAL DO ÍNDIO NO BRASIL






Antigamente os índios nos deixaram muitas culturas como:






  • Alimentos: Mandioca, milho, guaraná, palmito, pamonha, canjica, tapioca, beiju, manuê,



  • Objetos: Redes, jangadas, canoa, armadilhas de caça e pesca...



  • Vocabulário: talvez a grande contribuição, pois muitas palavras indígenas foram incorporadas: Pernambuco, Paraná, carioca, Curitiba, Piauí, caju, jacaré, abacaxi, tatu, jaguar (sim, o famoso carro inglês tem nome indígena), etc...






  • Técnicas: Trabalho com cerâmica, preparo da farinha...até o parto de cócoras...etc.



  • Hábitos: Uso do tabaco, banho diário, etc.

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO BRASIL



As atividades economicas no Brasil se baseiam por região:





  • Centro-oeste:se baseia na agroindústria destacam as cidades de Goiânia, campo grande, Cuiabá, Anápolis, Corumbá, dourados e Três lagoas.


  • Nordeste: baseia-se normalmente em indústrias, petróleo e agronegócio. Políticas de incentivos fiscais levaram várias indústrias para a região. O turismo é bastante forte.


  • Norte: baseia-se principalmente em extrativismo vegetal e mineral. Merece destaque também a Zona Franca de Manaus, pólo industrial.


  • Sudeste: possui parque industrial diversificado e sofisticado com comércio e serviços bem desenvolvidos. Destacam-se as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte como os principais centros econômicos do Brasil.


  • Sul: a maior parte das riquezas provém do setor de serviços, mas possui também indústria e agropecuária bem desenvolvidas. Destacam-se as regiões metropolitanas de Curitiba e Porto Alegre.

A HERANÇA CULTURAL DO NEGRO NO BRASIL



O negro não apenas povoou o Brasil e deu-lhe prosperidade econômica através do seu trabalho. Trouxe, também, as suas culturas que deram o ethos fundamental da cultura brasileira.Vindos de várias partes da África, os negros escravos trouxeram as suas diversas matrizes culturais que aqui sobreviveram e serviram como patamares de resistência social ao regime que os oprimia e queria transformá-los apenas em máquina de trabalho.
Com a instalação de um governo despótico escravista, capaz de manter a ordem contra as manifestações da quilombagem, as suas diversas culturas foram consideradas primitivas, exóticas e somente consentidas enquanto estivessem sob o controle do aparelho dominador.

coleta seletiva problemas


Inicialmente é necessário a conscientização de todos para a busca de soluções para o grave problema. Isto é possível através de palestras, manual de Coleta Seletiva e cartazes demonstrando as vantagens da reciclagem, da preservação dos recursos naturais e a não poluição do meio ambiente. É necessário sinalizar e disponibilizar coletores específicos para cada tipo de material em lugar comum a todos e de fácil acesso. Hoje, além dos coletores é possível disponibilizar sacos de lixos nas cores padrões de cada material.Na última fase é necessário ter um sistema pré-determinado para o recolhimento dos materiais selecionados e que deverão ser encaminhados para as usinas de reciclagens. PROBLEMAS:Muitas melhorias devem ser realizadas em relação à participação da população, à inserção dos catadores autónomos no mercado formal, à colaboração da prefeitura e à segurança dos cooperados.

Problemas do lixo


Um dos principais problemas encontrados nas cidades, especialmente nas grandes é o lixo sólido, ou seja, tudo o que nos usamos e descartamos, menos a comida que é o lixo orgânico, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais.Esse processo acontece pela a acumulação dos produtos que nem sempre possuem um lugar e um tratamento adequado. Isso tende a aumentar, uma vez que a população aumenta e gera elevação no consumo, e consumo significa lixo. Para ter uma noção mais ampla do problema temos como exemplo a cidade de São Paulo, em média cada pessoa produz diariamente entre 800 g a 1 kg de lixo diariamente, por dia são gerados 15.000 toneladas de lixo, isso corresponde a 3.750 caminhões carregados diariamente.Em um ano esses caminhões enfileirados cobririam o trajeto entre a cidade de São Paulo e Nova Iorque, ida e volta.

1 RS: TEXTOS E INFORMAÇÕES DIVERSAS


Os bons hábitos começam em casa, é preciso apenas um na família ou comunidade para fazer a diferença , por mais que as pessoas não demonstrem interesse pelo que estás a fazer, estão a reparar e a aprender contigo, mais cedo ou mais tarde serão eles a passarem os teus hábitos, faça a diferença. Um exemplo que posso citar, foi o meu dia a dia com familiares e amigos, sei que “contagiei” alguns deles com meus hábitos de reciclagem. Comece por separar o lixo reciclável como: plástico, papel, vidro e metal, vais ver que depois estarás a fazer por hábito, custa alguns segundos da sua vida e dá muitos anos ao nosso meio ambiente.
As cores para a coleta selectiva de lixo ainda não são um padrão mundial(tanto quanto sei), mas são adoptadas por muitos países:

- Amarelo: metais e plásticos

- Azul: papel e cartão

- Verde: vidros

1 Rs: textos e informações diversas

- Reduzir a quantidade de lixos produzida em cada habitação através de pequenos gestos, como por exemplo, comprar produtos a peso, reduzindo a quantidade de embalagens que vai para o lixo.

- Reutilizar, ou seja voltar a utilizar o mesmo produto mesmo que seja para um fim diferente.Alguns exemplos poderão passar pela utilização das folhas de papel em ambos os lados, utilização de pilhas recarregáveis, etc.

- Reciclar, ou seja transformar materiais usados em novos materiais. Esta será a última alternativa, quando não for possível reduzir nem reutilizar
.

AS DUAS REGIONALIZAÇÕES DO BRASIL-REGIONALIZAÇÃO GEOECONÔMICA


As regiões geoeconômicas ultrapassam os limites territoriais dos Estados e das regiões. Diante desses critérios, o Brasil foi dividido em três grandes-regiões, são elas:

1-Amazônia

2-Nordeste

3-Centro-Sul

REGIONALIZAÇÃO POLÍTICA ADMINISTRATIVA


AS DUAS REGIONALIZAÇÕES DO BRASIL-REGIONALIZAÇÃO POLÍTICA ADMINISTRATIVA


Segundo a regionalização tradicional do Brasil, o nosso território fica subdividido em cinco grandes regiões:
-Norte
-Nordeste
-Centro-oeste
-Sudeste
-Sul

5 videos sobre meio ambiente

O primeiro vídeo fala sobre como o ser humano está tratando o planeta terra. É esse http://www.youtube.com/watch?v=YMFyAIZIiw8 . O segundo vídeo compara o que está conservado e o que está devastado que é esse http://www.youtube.com/watch?v=TuIbDzAwXMg . Esse terceiro vídeofala de como o ser humano está destruindo o solo o ar e a agua depois fala como a natureza está reagindo a esses efeitos o vídeo é http://www.youtube.com/watch?v=81ekVbcSno0 . O quarto vídeofala como o homem está maltratando a natureza queimando, desmatando e muitos outros tipos http://www.youtube.com/watch?v=6u925gJbnhY . O quinto vídeo serviu para resumir todos osvídeos citados acima que é http://www.youtube.com/watch?v=qs3XUayue4w